Capa do Site - Inicial História do Novo Pensamento N-P BIOGRAFIAS BIBLIOTECA Quem Somos Nós
Motivação Pessoal CURSO William Atkinson Poder da Mente Phineas Quimby ARTIGOS N-P e NOVA ERA

 

 

NOVO PENSAMENTO E NOVA ERA

HOLISMO SETH FALA ABRAHAM-HICKS LIVROS  do AUTOR do SITE

 

 

O movimento da Nova Era tem como característica uma fusão de ensinos metafísicos de influência oriental, de linhas teológicas, de crenças espiritualistas, científicas e paracientíficas, com uma proposta de um novo modelo de consciência moral, psicológica e social além de integração e simbiose com o meio ambiente, a Natureza e até o Cosmos. Tendo muitas vezes como base um caráter liberal e de oposição à ortodoxia e ao conservadorismo das religiões organizadas, é natural que sofra ataques bem orquestrados desta direção.

O movimento em si eclodiu nas décadas de 1960 e 1970, quando uma nova mentalidade de inconformismo com o status quo começou a imperar. Por isso alguns chamam o movimento de contracultura.

 

Sua inspiração basilar vem dos princípios teosóficos e escritos sincréticos do século XIX e início do século XX, incluindo - e bastante - o Novo Pensamento.


Não é uma organização, nem uma nova religião. É um pensamento independente sobre teologia ou filosofia de vida, de bem-estar, tolerância universal.

O Movimento se antecipa ao que se nomeia Era de Aquário, a Nova Era que se aproxima em substituição a esta Era de Peixes, a era do cristianismo que, evoluído, se na Era de Aquário, a era de ouro da humanidade. Embora alguns digam que ela já começou, uma vez que a nossa era ainda não acabou. Estamos, sim, no período de transição, do fim da era atual e início próximo de outra. E, como é natural, acontecimentos catastróficos devem encerrar esta nossa era, e literalmente uma nova Terra deve surgir de suas cinzas, a Terra que os homens de bem vão criar.

Ao mesmo tempo em que a velha mentalidade vai caindo, a nova vai surgindo, despertando e abrindo a consciência a novos horizontes. A Ciência avança a passos relativamente largos desvendando os mistérios da mente, da alma, e do corpo.

 

Ao contrário do que seus críticos afirmam, o Movimento Nova Era não pretende desligar as pessoas do cristianismo - isso é impossível, é só examinar a História. Mas é certo que pretendem eliminar o velho pensamento religioso monolítico e que, não raras vezes, vemos mergulhado na corrupção em todas as suas formas. A doutrina da salvação por procuração não tem espaço na Nova Era.

 

Se há um pecado, é que o Movimento abriga todas as formas de corrente espiritualista alternativas, desde seitas liderados por pessoas no mundo da lua, passando por seitas supostamente ligadas a comunicações extraterrestres, canalizações (e igualmente canalhizações), mentiras e verdades, como tudo neste mundo.

 

Ao Movimento Nova Era se liga o esoterismo em todas as suas formas, à gnose, ao hermetismo, ao holismo, ao espiritualismo, e todas as formas de novos experimentos que, nos anos 60, eram chamados psicodélicos.

 

  Não é um movimento filosófico propriamente dito. Em certos parâmetros é um sincretismo religioso, um novo pensamento, uma liberdade para a busca interior, indo de gurus a xamãs, da magia pessoal à alquimia mental, o oculto, o misterioso, o esoterismo, a astrologia, o destino, a medicina alternativa misturada com filosofias, o que se convencionou chamar de Nova Psicologia, e até mesmo abarcando os mais modernos conhecimento da Física Quântica. Em outros parâmetros encontramos também dentro do Movimento numerosos propagandistas de "abobrinhas", defensores de fadas, duendes, e afins.

Seja qual for o parâmetro, um novo mundo e um nodo modo de viver estão expressos. A expressão "você cria a sua realidade" acredito ser a frase que melhor expressa a Nova Era, que tira das costas de Jesus a obrigação de nos salvar e coloca em nossas próprias mãos a salvação. A doutrina da salvação por procuração não tem lugar no movimento, e por isso seus críticos acreditam que a Nova Era prepara o terreno para o aparecimento do Anticristo.

 

 

IDEIAS PARTILHADAS


1 -Toda a Humanidade, tudo no Universo, é espiritual e está ligado entre si. Tudo participa da mesma Energia. Deus é o nome para esta "energia".


2 - O Universo é formado por várias dimensões, e o homem, como holograma do universo, é multidimensional. (ideia que a Física Quântica acaba de transformar em teoria)


3 - A mente humana tem níveis de profundidade e vastos poderes que podem mesmo substituir a realidade. "eu crio a minha realidade", e nós todos criamos a realidade deste mundo, ou "carma", individual e em massa. Esse é conceito defendido por Carl Gustav Jung em sua teoria do inconsciente coletivo, e atualmente defendida pela Física Quântica. Lembrando do que Jesus disse: "Meu Pai [o Universo] tem muitas moradas".


4. A pessoa nasce na terra com um propósito. Vive muitas vidas. Tem a missão de reaprender, não de aprender, porque já sabe, mas esqueceu quem de fato é. Essa é uma doutrina pregada maravilhosamente nas parábolas de Jesus.

Os ortodoxos negam que Jesus tenha pregado reencarnação. E não é de se admirar: quem pagaria dízimo sabendo que vai reencarnar, quer queira ou não!

Como as igrejas ortodoxas se sustentariam se a reencarnação fosse provada? 

A busca é descobrir quem nós já somos. E dentro desta busca a mais importante lição a aprender é o Amor Incondicional.


5. A morte não é o fim. Há vida em diferentes formas e dimensões. Uma vida não é um punição, mas uma nova oportunidade de nos expressarmos e de descobrirmos quem realmente somos. Essas são as verdades elementares que o curadores como o Dr. Quimby incutem na mente das pessoas que pretendem curar.

 

6 - A Ciência e a Espiritualidade não são inimigas. Até pelo contrário, uma complementa a outra. As novas descobertas em Ciência, Teoria da Evolução, Mecânica Quântica entendidas de maneira acertada apontam para princípios espirituais. Esse é o mesmo pensamento de Albert Einstein.

 

7 - A meditação é um instrumento de se atingir novos parâmetros. Por isso deve ser desenvolvida. Atualmente é consenso que a meditação é instrumento de criatividade, e sua prática tem sido incentivada nos meios financeiros, um dos ramos mais agressivos entre as atividades humanas neste mundo.

 

8 - Deus é o TODO-QUE-É, O TUDO-QUE-É. Não tem que ser adorado com velas, incensos, orações e toda a parafernália criadas pelas religiões que se digladiam entre si. D-/+EUS TÊM (plural mesmo) que ser CONHECIDO.   


15 - O corpo não é lata de lixo, deve ser bem cuidado. E também não é objeto de desprezo como dizem as religiões ortodoxas, mas, como D-/+EUS, precisa ser CONHECIDO como seu templo.


17 - Nós somos instrumentos de CONHECIMENTO para os outros, e outros para nós.

 

 

O QUE DISSE ALBERT EINSTEIN

"A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a Teologia. Abrangendo os terrenos material e espiritual, essa religião será baseada num certo sentido religioso procedente da experiência de todas as Coisas, naturais e espirituais, como uma unidade expressa ou como a expressão da Unidade. O Budismo corresponde a essa descrição."

 "A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada."